Há um thread no Warrior Forum,
iniciado pelo XFactor (John), que tem dado muito que falar. No
thread, o John explica detalhadamente como em seis meses conseguiu
chegar aos $300 por dia com Adsense. O post original do thread nem tem
grande informação, mas originou tanta pergunta e resposta que cresceu
para 32 páginas de informação e quase 1600 respostas antes de ser
encerrado.
Alguma da informação no thread não é nova, e são assuntos sobre os
quais já escrevi, mas há no entanto muitos aspectos da estratégia dele
que são muito interessantes.
A informação contida no thread é muito valiosa, mas
para além de estar em Inglês, demora muitas horas a vasculhar. Achei
então que seria interessante retirar tudo o que de importante o John
disse nas perguntas
e respostas que se seguiram, e ao mesmo tempo ir adicionando alguma
informação minha. Espero que retirem o devido proveito, pois demorei
mais de 12 horas (!!) a ler o thread na sua totalidade e a reunir neste
post toda a informação.
Os sites de nicho
Em vez de apostar num site grande, algo que já tentou fazer, a
estratégia consiste em criar muito sites de nicho, ou mini-sites, como
por norma me refiro a eles. A grande maioria dos sites têm poucas
páginas, alguns dos sites que rendem mais têm menos de 30 páginas.
Embora sendo a excepção, há alguns sites que têm apenas uma página, e
no entanto rendem $2 a $3 de Adsense por dia sem qualquer tempo
dedicado aos mesmos.
A estratégia pode ser posta em prática em 4 ou 5 sites de cada vez,
sendo que cada site começa a receber visitas dos motores de busca e a
render dinheiro em menos de uma semana.
O template usado para fazer os sites está optimizada para originar
cliques no Adsense, e regista um CTR de 50%, em alguns casos esse valor é
ainda mais elevado. Para além do template, uma das razões que poderá
levar ao um CTR tão elevado terá a ver com a temática dos sites e o tipo
de visitante.
Os sites têm Adsense desde o primeiro dia, mas eu até recomendo que
esperem até ter mais conteúdo no site, e que este esteja pelo menos
indexado e a receber as primeiras visitas antes de meterem Adsense.
Embora não digo isto porque pense que isso vá de forma alguma
influenciar a sua indexação.
Em relação ao aspecto dos sites em si, estes são muito simples. Têm
apenas uma bloco de anúncios Adsense (336×280), debaixo do título e
acima do conteúdo. Os sites têm uma barra de navegação no lado direito
com uma imagen por cima da barra de navegação, e um bloco de links de
Adsense. Há também uma pequena barra de navegação (Home, Contacto,
Politica de Privacidade…), com links em azul, no topo do conteúdo. Por
baixo destes links está o título da página, e então depois o bloco de
anúncios Adsense. No Adsense o link é azul, o texto cinzento, e o URL a
preto. Por fim vem então o conteúdo. Como podem ver pela descrição,
acho que não podia ser mais simples, sendo que se pode conseguir o mesmo
efeito com um tema WordPress. O mais importante parece ser que os
sites tenham um aspecto mais “comercial”.
Os sites são feitos com Xsitepro, por uma questão de hábito, e nenhum
deles é em WordPress, mas ele não acha que a escolha da plataforma
usada seja importante para o sucesso da estratégia.
As palavras chaves (nichos)
A tematica dos sites são produtos que se encontram à venda em sites como o eBay ou Amazon.
Para cada uma das palavras chaves escolhidas (nichos) tem que haver
procura suficiente, mas ao mesmo tempo tem que ser possível chegar aos primeiros lugares no Google.
Um exemplo de um nicho rentável é grills (grelhadores),
sendo que depois o URL e as palavras chaves são long tail. O volume de
pesquisa mensal neste exemplo é de 6000. Ao fim de três semanas o site
estava no primeiro ou segundo lugar no Google, com 5 páginas de
conteúdo e 5 artigos submetidos a directórios. Este site rende entre
$10 a $20 por dia em Adsense.
Embora os nichos tenham que obviamente pagar bem, por exemplo pelo
menos $1 no Google Keyword Tool, não é necessário serem daqueles nichos
muito caros (mais de $5 ou $6). Alguns exemplos de nichos são: toasters (torradeiras), ovens (fugões), washers and dryers (maquinas de lavar e secar), desks (secretárias), vacuum cleaners (aspiradores) e rugs
(tapetes). Este último por exemplo fui um tema sobre o qual eu também
já escrevi algumas hubs. Por norma tenta encontrar nichos com pelo
menos 3000 pesquisas mensais com exact match no Google Keyword Tool.
Para encontrar os nichos (palavras chaves) usa o Google Keyword Tool
em conjunção com o Micro Niche Finder. Por falar no Micro Niche Finder,
dentro de dias vou fazer um post sobre esta valiosa ferramenta. Para
determinar se pode chegar a primeira página do Google, toma em conta o
número de resultados no Google e principalmente o valor da concorrência,
sendo que o Micro Niche Finder
torna a tarefa muito mais fácil. Obviamente que nem sempre consegue
chegar aos primeiros lugares como pretende, mas na maioria dos casos é
bem sucedido.
Uma regra de ouro é que sempre que uma página da Amazon seja o
primeiro resultado no Google para essa palavra chave para aproveitarem
logo esse nicho.
O centro da estratégia é ter sites com as palavras chaves pretendidas
exactas no URL. Se por ventura o URL exacto já estiver registado, ele
adiciona uma palavra ao domínio (por exemplo, loja, review, online,
etc), escrevendo depois conteúdo muito específico para essas palavras
chaves.
Num dos nichos que deu como exemplo, as palavras chaves são apenas
pesquisadas 900 vezes, sendo que neste caso está em número um no Google,
e o site rende cerca de $2 por dia. Embora isto seja algo onde entram
vários factores, por norma um nicho rende pelo menos $20 por mês para
cada 1000 pesquisas (Exact Match) de acordo com o Google Keyword Tool.
No que toca aos domínios, são maioritariamente .com e alguns .org. Eu acho que o .net também pode indexar igualmente bem. Nenhum dos domínios têm hífen e não usa sub-domínios.
Quando as palavras chaves do URL, ou seja, o nicho o permitir, ele
desenvolve mais páginas no site para tentar captar pesquisas ainda mais long tail. Isto é no entanto secundário, e só faz isso quando o nicho principal estiver “conquistado”.
Gosta também de visitar o Amazon para arranjar ideias para nichos.
Alguns dos sites recebem algumas dezenas de visitantes por dia,
enquanto que outros recebem centenas, depende muito dos nichos e das
palavras chaves.
Em alguns casos usa marcas registadas no URL, sendo que está consciente dos riscos, e embora nunca lhe tenham pedido para entregar um domínio,
não terá problemas em o fazer. De qualquer maneira, não recomenda
muito essa estratégia, a menos que seja mesmo uma boa oportunidade.
Conteúdo do site
O conteúdo dos sites gira sempre em torno da descrição e reviews aos
produtos disponíveis na net, e escritos por outras palavras.
Embora apostando em qualidade e originalide do conteúdo, não é muito
importante que o visitante leia o conteúdo. O importante é fazer a
ligação entre o visitante e quem vende o produto através dos anúncios
Adsense.
Na altura de escrever o conteúdo, e se o nicho o permitir, é
aconselhavel que procurem palavras chaves relacionados, com cerca de 500
pesquisas cada, e adicionar um pouco mais de conteúdo em torno delas.
Promoção (links para os sites)
A promoção dos sites, ou seja, a angariação de links, é feita
exclusivamente através da submissão de artigos. Nada desta coisa de
sites sociais, onde algumas pessoas parecem perder tanto tempo, a troco
de visitas que nada valem.
Ao todo trabalha principalmente com 5 sites de submeter artigos,
sendo que alguns sites chegam à primeira página sem submeter qualquer
artigo e outros precisam de 3, 4, ou até 5 artigos. A submissão de
artigos para conseguir links não é uma ciência exacta, e depende de caso
para caso. Os artigos que são submetidos aos directórios são todos
diferentes, ou seja, variações uns dos outros.
Em relação aos artigos que submete, em especial para sites com a EzineArticles,
não é aconselhável que o artigo esteja muito optimizado para as nossas
palavras chaves, isto para não corrermos o risco de ver o artigo
indexado acima do nosso site. O interesse em submeter os artigos deve
ser apenas de conseguir alguns backlinks com o respectivo texto âncora. Outros possíveis sites para submeter artigos para links são a GoArticles, HubPages e Squidoo.
Se o site estiver com dificuldades a chegar aos primeiros lugares, ai
devemos reforçar no número de links, ou seja, artigos submetidos para
os directórios. Os artigos submetidos nem precisam de ser sobre a
temática do nicho. O link que vai trazer benefícios, com o respectivo
texto âncora, é o da “caixa” informativa sobre do autor. Como não é
obrigado a escrever artigos sobre nichos muitos específicos, torna-se
mais fácil encontrar temas e escrever artigos para os directórios.
Em relação a submeter os sites para os motores de busca, via Google
Webmasters Tools por exemplo, apenas o faz para o Yahoo e Bing, isto
porque com os links dos directórios, os sites são indexados rapidamente
no Google.
Lições a retirar
Como podem ver, a estratégia não é nada complicada de implementar.
Nem tão pouco requer grandes investimentos, visto a maior parte dos
sites começar a gerar receitas em poucos dias, e são depois essas
receitas que vão financiar os novos sites. Alguns sites vão dar mais
trabalho e requerer mais conteúdo para chegarem aos primeiros lugares
que outros, mas isso é algo que depois se vai ajustando e corrigindo.
Embora neste caso a estratégia incida sobre palavras chaves
relacionadas com produtos, pode ser usada qualquer outra temática ou
estratégia, desde que as keywords sejam bem escolhidas.
Nestes sites 99% dos visitantes são dos motores de busca, mas não nos
devemos preocupar com as variações diárias de cada site nos indíces. O
importante é fazer o trabalho de pesquisa, criar o conteúdo para os
sites, que o resto vem com o tempo.
Não pensem no entanto que isto se faz sem trabalho, engana-se quem
pensa que trabalhar na net é diferente de qualquer outro trabalho.
Ainda hoje ele dedica uma média de 8 horas por dia aos sites.
Mesmo com toda a experiência, ainda cria sites que não funcionam, e
como ele diz, não há garantias. Uma coisa que é preciso lembrar, é que
nunca sabemos se o nicho vai ser rentável se não metermos mãos à obra.
Não podemos estar à espera das condições perfeitas porque elas nunca
aparecem.
Outra lição a retirar disto tudo, é que depois de encontrarmos uma
formula de sucesso, e na qual nos sentimos bem, é mesmo só uma questão
de repetir o processo.
Se me perguntarem se penso que conseguem chegar aos $300 por dia com
Adsense implementando esta estratégia, eu até respondo que não. Pode
até haver pessoas que consegue valores mais elevados, mas a grande
maioria das pessoas tenta sempre “facilitar” num dos passos do
processo. Ou porque não escolhem bem os nichos, ou porque não promovem
os sites, mas acima de tudo porque vão sempre tentar criar o minímo de conteúdo possível. Dito isto, chegar a $50 ou mesmo $100 por dia já é algo que se consegue com alguma facilidade, DESDE que façam o trabalho.
Lembrem-se também, que embora isto seja um excelente guia, podem (e
devem) fazer os vossos próprios testes e adaptar uma coisa ou outra ao
vosso estilo. Como qualquer modelo de negócio de sucesso, em especial
tendo em conta toda a atenção que o thread chamou, há neste momento
muito mais pessoas a aplicar este método e isso torna mais difícil
obter os resultados iniciais. Dai que se torna ainda mais importante
fazer adaptações ao modelo de négocio.
Depois de tudo que já disse neste blog, e da quantidade da informação
neste post, não há nenhuma razão para leitores deste blog andarem a registar domínios com 100 pesquisas no Google Keyword Tool, cliques de 10 cêntimos, e depois ainda gastarem dinheiro a promovê-los
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